Depois: a politizar

Calvin Klein, você sabe o que Plus size?

Que o capitalismo e a sociedade patriarcal são extremamente cruel com as mulheres T O D A S sabemos mas alguns publicitários e algumas marcas simplesmente passam dos limites. Desta vez não foi nenhuma propagando de cerveja ou de carros, mas sim a famosa Clavin Klein que resolveu lançar uma campanha de lingerie plus size SEM SER PLUS SIZE.

12541039_997445780329410_2141454336867679514_n

A famosa marca resolveu lançar (finalmente) uma linha para plus size, que são tamanhos acima do 46, e para lançar a campanha fizeram o material fotográfico. Tudo normal até que. Sim, a campanha foi lançada e em instantes começaram as inúmeras críticas: a modelo chamada para estrear a campanha não era plus size, vestia no máximo 40. Seria isso que a CK entende por plus size? O que seria o tamanho “padrão” então?

Pois é, se não bastasse impor um padrão impossível de ser alcançado pelas mulheres, Calvinainda precisam humilhar e desrespeitar as várias mulheres plus size, atacando-as de modo não tão sútil, reafirmando que para o mercado da beleza e para a CK o máximo que uma mulher bonita pode usar é o 42. Às outras, nós mulheres-comuns-reais, resta aceitar o destino de não poder ser bonitas e nem modelos de uma outra estética, de um outro padrão.

Contudo, este discurso não é e não pode ser mais aceito. Milhares de mulheres sofrem de distúrbios alimentares, vivem sob dieta, se dispõe a diversas cirurgias plásticas, vivem para alimentar um indústria que lhes impõe uma violência agressiva e naturalizada, que impede que sejam elas mesmas e isso não pode mais ser aceito. A eliminação deste padrão estético significa a libertação das mulheres às correntes do capitalismo e do patriarcado, somente com o fim destes seremos livres de fato. Somente quando os números do que vestimos deixar de ser referência para nosso valor na sociedade, somente quando não forem os tamanhos de nossas lingeries ou das calças e roupas é que poderemos bradar e viver a nossa liberdade. A nossa real liberdade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s